segunda-feira, 23 de junho de 2014

SOLSTÍCIO DE INVERNO! 21 DE JUNHO DE 2014

 

Nascer do Sol em 21 de junho nas ruínas de Stone Henge, Inglaterra. Foto: mysticrealms.org.uk. Blog O Guardador de Estrelas.Nascer do Sol em 21 de junho nas ruínas de Stonehenge, Inglaterra. Imagem: mysticrealms.org.uk. Blog O Guardador de Estrelas.
Olá, amigos!
Oficialmente hoje é o primeiro dia do inverno de 2014 para os habitantes do hemisfério sul da Terra, dia em que acontece o solstício de inverno. Para ser mais preciso, o solstício acontecerá por volta de sete e cinquenta da manhã. Agora são cerca de duas e trinta da madrugada.
A palavra solstício deriva de um étimo latino para “sol estático”. Quem acompanha as efemérides astronômicas postadas aqui no blog a cada dez dias, vem observando a posição do Sol nascente desde dezembro passado, quando, no dia 21 daquele mês, o Sol alcançou o trópico de Capricórnio, seu maior afastamento aparente ao sul do equador. Desde então nossa estrela mãe veio nascendo a cada dia um pouquinho mais ao norte, em direção ao equador, ponto que alcançou em 21 de março passado. Hoje, seis meses depois de ter alcançado o trópico de Capricórnio, o Sol alcança o trópico de Câncer, que marca seu afastamento máximo ao norte do equador.
Passados mais de dois mil anos desde a determinação dos trópicos pelos antigos gregos, os nomes Cancer e Capricórnio já não coincidem com a posição que o Sol ocupa no zodíaco, no momento em que ele alcança os trópicos. O solstício de inverno, que todos os anos cai por volta de 21 de junho, atualmente acontece com o Sol entre os Gêmeos e o Touro. E o solstício de verão, que ocorre perto do dia 21 de dezembro, atualmente acontece com o Sol em Sagitário.
Posição do Sol ao nascer às 5 horas e 57 minutos de 21 de junho de 2014: maior afastamento norte da eclíptica em relação ao equador - solstício de inverno. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Posição do Sol ao nascer às 5 horas e 57 minutos de 21 de junho de 2014: maior afastamento norte da eclíptica em relação ao equador - solstício de inverno. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Na figura acima vemos o aspecto celeste sem o efeito de espalhamento atmosférico da luz (que deixa o céu azul de dia e nos impede de ver as estrelas) e a superfície terrestre deixamos transparente, com uma linha verde representando o horizonte e com o desenho mitológico das constelações para dar maior referência. O Sol aparece imediatamente acima da linha do horizonte, no quadrante leste (L) do céu. A linha rosa é a linha da eclíptica e descreve o caminho que o Sol percorre ao longo do ano, e a linha azulada representa o equador celeste, que é uma projeção do equador terrestre na esfera celeste.
O maior afastamento entre a linha da eclíptica e a linha do equador determina os pontos de solstício. A interseção entre as linhas da eclíptica e do equador determina os pontos de equinócio. Repare que o Sol só nasce no exato ponto cardeal leste (L) nos dias de equinócio. Ao longo do outono e do inverno ele nasce ao norte do cardeal leste, e ao longo da primavera e verão ele nasce ao sul do cardeal leste. Acompanhe:
Posição do Sol ao nascer em 22 de setembro de 2014, às 5 horas e 27 minutos: ponto de interseção das linhas da eclíptica e do equador celeste - equinócio de primavera. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Posição do Sol ao nascer em 22 de setembro de 2014, às 5 horas e 27 minutos: ponto de interseção das linhas da eclíptica e do equador celeste - equinócio de primavera. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Posição do Sol ao nascer em 22 de setembro de 2014, às 5 horas e 27 minutos: ponto de interseção das linhas da eclíptica e do equador celeste - equinócio de primavera. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Posição do Sol ao nascer em 21 de dezembro de 2014, às 5 horas e 8 minutos: maior afastamento sul entre as linhas da eclíptica e do equador celeste - solstício de verão. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Posição do Sol ao nascer às 5 horas e 38 minutos de 20 de março de 2015: outro ponto de interseção entre a eclíptica e o equador celeste. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Posição do Sol ao nascer às 5 horas e 38 minutos de 20 de março de 2015: outro ponto de interseção entre a eclíptica e o equador celeste. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Agora vamos ver de outra maneira, mais familiar:
Solstício de inverno, por volta de 21 de junho: Sol entre o Touro e os Gêmeos. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Solstício de inverno: acontece todos os anos por volta de 21 de junho com Sol entre Touro e Gêmeos. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Equinócio primavera, acontece todos os anos por volta de 21 de setembro: Sol em Virgem. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Equinócio de primavera: acontece todos os anos por volta de 21 de setembro com o Sol em Virgem. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Solstício de verão: acontece todos os anos por volta de 21 de dezembro. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Solstício de verão: acontece todos os anos por volta de 21 de dezembro com o Sol em Sagitáriowww.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Equinócio de outono: acontece todos os anos por volta de 21 de março com o Sol em Peixes. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.Equinócio de outono: acontece todos os anos por volta de 21 de março com o Sol em Peixes. www.stellarium.org. Blog O Guardador de Estrelas.
Devido à inclinação axial da Terra, o Sol parece se mover de um trópico à outro a cada 6 meses, cruzando o equador a cada três meses. Imagem: reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.Devido à inclinação axial da Terra, o Sol parece se mover de um trópico à outro a cada 6 meses, cruzando o equador a cada três meses. Imagem: reprodução. Blog O Guardador de Estrelas.
Quando surgiram os primeiros concílios cristãos, para estabelecer datas e convenções próprias da cristandade, foram escolhidas como referência algumas datas especiais, que já eram relacionadas à forças superiores ao ser humano – as forças da natureza. Em 325 d. C., época do Concílio de Nicéia, o solstício de inverno para o hemisfério norte caía no dia 25 de dezembro. Desde os mais antigos e distintos povos do hemisfério norte, como os construtores de Stonehenge (cuja origem se perdeu no tempo), eram realizadas celebrações com grandes fogueiras para iluminar e aquecer a noite mais longa do ano. Por ser uma data notadamente importante, especial para o planeta e, portanto, para a humanidade, se convencionou comemorar o nascimento de Jesus em 25 de dezembro. Da mesma forma, o solstício de junho passou a ser relacionado com São João.
Ao se espalharem pelo globo terrestre, os costumes cristãos passaram a ser transmitidos a povos de cultura totalmente distinta, que viviam sob regimes sazonais inversos ao do hemisfério norte, como é o caso dos nativos da América do Sul, parte de África e Oceania. Essa aculturação deixou um impacto duradouro e irreversível sobre diferentes povos cuja cultura pré-cristã foi perdida, e que desde então comemoram a época dos solstícios em desalinho com os dias e com os motivos originais da celebração. Isso fica evidente quando, em pleno verão, comemoramos o Natal com pinheiros nevados, renas, trenós, personagens folclóricos do norte de Europa junto com elementos culturais do oriente médio.
Com exceção das terras brasileiras situadas ao norte do equador, nos estados de Roraima e Amapá, nesta época, para as demais regiões do Brasil as noites são mais longas que os dias, e a incidência dos raios solares sobre a superfície ocorre por menor tempo e de modo mais oblíquo. Por isso o friozinho.
Nossa! O dia já está nascendo. Nem parece que essa foi a noite mais longa de 2014. E isso quer dizer que o dia de hoje será o mais curto. Então, aproveite-o bem!
Nascer do Sol em 21 de junho: primeiro dia do inverno de 2014. Blog o Guardador de Estrelas.Nascer do Sol em 21 de junho: primeiro dia do inverno de 2014. Blog o Guardador de Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário